CLASSE SOCIAL – Em pesquisa de mercado, tanto profissionais quanto acadêmicos (nos Projetos Experimentais e TCCs), sempre uma informação gera impacto: a classificação social do entrevistado, que vai fornecer informações importantes na fase de tabulação (apuração) de resultados.
Sempre é importante sempre adota um critério que seja embasado e validado por uma autoridade no assunto. Há muitos anos, a ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) oferece o Critério Brasil de Classificação Econômica.
Embora possa parecer que está defasado ou diferente da nossa realidade, é um critério estudado com amplas pesquisas, e adotado pelo mercado. Entre as ferramentas, está o famoso questionário que pergunta quantas TVs, rádios, automóveis, geladeiras etc. existem na casa do entrevistado. Outra ferramenta, mais fácil de se utilizar, é a tabela de Renda Familiar.
Use este critério, ou qualquer outro que você possa identificar, e evite “achismos”. Justifique seus critérios e demonstre seu conhecimento e profissionalismo.
Para ter acesso ao Critério Brasil da ABEP, clique aqui.
O portal Terra disponibiliza o teste da ABEP online, para que você identifique sua classe social, segundo este mesmo critério: http://www.terra.com.br/economia/infograficos/teste-classe-economica/.
Rodolfo Nakamura